Convenção do PDT em Paulista/PE confirma candidatura de Fábio Barros

Última atualização:

No último Sábado dia 12 de setembro de 2020, foi realizada  a convenção partidária do PDT – Paulista/PE, ato destinado à homologação das candidaturas do partido para a disputa eleitoral deste ano no município.

O evento, realizado com transmissão online através das redes sociais, oficializou a participação de 23 pré-candidatos do PDT na disputa por uma vaga na Câmara dos Vereadores e confirmou o professor, biólogo e ambientalista Fábio Barros como candidato da legenda para concorrer ao cargo de prefeito de Paulista/PE. A convenção também consolidou a aliança entre o PDT e o PSOL municipal nas eleições, com a apresentação de Cleide Andrade, presidente do Diretório Municipal do PSOL, na composição da chapa, como candidata a coprefeita da cidade.

Um evento marcado pela democracia

Não havia como ser de outra forma. A convenção partidária do PDT de Paulista/PE foi marcada por seu caráter amplamente democrático, com a participação ativa da população. Desta vez, o ato que habitualmente é restrito aos agentes políticos e seus apoiadores, pôde contar com perguntas, queixas e sugestões do povo, explicitando o interesse do PDT em aproximar a sociedade da política, através da construção coletiva.

Neste bloco, o pré-candidato a prefeito de Paulista/PE, Fábio Barros, teve a oportunidade de falar com a população, respondendo aos questionamentos e apresentando suas propostas para as mais diversas áreas do interesse público, especialmente em temas sensíveis como saúde, educação e segurança pública.

O evento também contou com diversas declarações de apoio à candidatura de Fábio Barros. Personalidades paulistenses como a cantora Dinah Santos e o líder religioso Mário Jorge, e lideranças nacionais do PDT, como o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o vice-presidente do partido e candidato à presidência da república em 2018, Ciro Gomes, participaram virtualmente da convenção, deixando suas palavras de apoio e admiração ao candidato homologado. “O voto dado a um bom prefeito como Fábio Barros neste ano, vai ajudar também a mudar o Brasil”, afirmou o ex-ministro Ciro Gomes.

Um prefeito e uma coprefeita juntos por Paulista/PE

Um dos pontos altos da convenção foi a confirmação de Cleide Andrade na composição da chapa, como candidata a coprefeita da cidade de Paulista/PE. Cleide é presidente municipal do PSOL em Paulista/PE, bacharel em Direito e corretora de imóveis, tem uma vida marcada pela militância em prol das minorias. A chapa confirma a coligação entre o PDT e o PSOL municipal nas eleições majoritárias deste ano.

“A nossa candidatura não é motivada por ilusões, mas sim por uma possibilidade real de vitória e tem sido pautada no debate, na transparência e no respeito às diferenças. Estamos felizes em caminhar com o PSOL nestas eleições. Cleide não será apenas uma figura decorativa no governo, como acontece em muitas gestões. Trabalharemos juntos e ela terá autonomia na gestão e poder de decisão, será uma ‘coprefeita’ de Paulista”, afirmou Fábio Barros durante sua fala.

Cleide também reforçou a importância da aliança e salientou o compromisso com as importantes bandeiras de luta do seu partido. “A aliança entre o PSOL e o PDT é muito importante para Paulista. Representamos um projeto que se pauta pela honestidade, transparência e eficiência da gestão pública. Representamos uma candidatura verdadeiramente de esquerda, comprometida com o povo e decidida em trabalhar em defesa dos que mais precisam”, concluiu a pré-candidata a coprefeita.

Um time de pré-candidatos a vereador com forte participação feminina

Após o bloco de confirmação da chapa majoritária, a convenção partidária apresentou os pré-candidatos a vereador de Paulista/PE pelo PDT. Através de discursos importantes e confirmações de compromisso com a cidade, com os seus bairros de origem e com as categorias que representam, todos os 23 pré-candidatos tiveram a oportunidade de falar para a sociedade e se colocar à disposição como representantes do povo. Este ano, o time de pré-candidatos a vereadores do PDT para as eleições é majoritariamente composto por mulheres e possui duas candidaturas coletivas, os coletivos “Juntas por Paulista” e “Juntos na Tecelagem”.

Ao final da apresentação dos 23 pré-candidatos, a convenção chegou em seu momento de término com a leitura da ata de convenção, prerrogativa fundamental para validar o encontro sob o ponto de vista jurídico. Através do documento, foram decididos os números de cada pré-candidato e seus nomes de campanha. Sem objeções, a convenção partidária do PDT de Paulista/PE teve seu encerramento, após três horas de duração, com uma salva de palmas e a oficialização das candidaturas do PDT para disputar as eleições municipais.

PDT: Quatro décadas de história ao lado do povo brasileiro

Através de uma bela homenagem a Leonel Brizola, fundador do Partido Democrático Trabalhista, a convenção partidária buscou, em seu momento de abertura, firmar o seu compromisso com a causa dos trabalhadores e a defesa em prol dos menos favorecidos, históricas bandeiras de luta da legenda. Surgido como uma renovação do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e com mais de quarenta anos de existência, o PDT é um dos partidos mais importantes do Brasil, sempre presente nas lutas travadas por um povo historicamente marcado pela desigualdade social.

Criado no fim do período de ditadura militar no Brasil, o PDT teve atuação imprescindível no processo de reabertura democrática, sendo um dos protagonistas no movimento das Diretas Já; ao longo dos últimos 40 anos, o PDT ganhou força e intensificou a sua luta. Liderados por personalidades como Brizola e Darcy Ribeiro, a educação tem sido uma das prioridades do partido. Como costumava afirmar Brizola, em uma frase que marcou a sua história de vida e a do partido que ajudou a construir: “A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riqueza apenas para alguns privilegiados”.

Em 2020, o PDT segue fiel às suas origens, sem abrir mão de suas bandeiras e comprometido com o povo brasileiro. O resultado dessa postura é a consolidação de um partido com gestões marcadas pelo respeito e pela honestidade, atuando sempre na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na busca incessante por uma educação pública de qualidade.