Parlamento Metropolitano promove audiência pública sobre Mobilidade

Última atualização:

Ciclovias: alternativas para mobilidade urbana com sustentabilidade. Tema da audiência pública promovida pelo Parlamento Metropolitano, nesta segunda-feira dia 12 de dezembro de 2012, na câmara dos vereadores do Recife. O vereador do Paulista e secretário geral do Parlamento, Fábio Barros, participou do encontro que reuniu representantes do governo do estado de Pernambuco, das prefeituras municipais da Região Metropolitana e sociedade civil organizada.

Integração dos meios não motorizado com os transportes públicos e campanhas educativas para conscientização de toda população sobre o uso da bicicleta estiveram entre os principais assuntos abordados pelos participantes da audiência. O vereador Fábio Barros destacou a importância de integrar o uso da bicicleta aos Terminais Integrados, inclusive com instalação de bicicletários adequados e até mesmo oferecendo serviço de aluguel de bicicletas.

O coordenador do projeto ‘Ciclovias nas Cidades’, Marcelo Bione, da secretaria estadual das Cidades, apresentou ações conjuntas que estão sendo realizadas pelo governo do estado de Pernambuco para área de mobilidade com foco no uso de bicicletas. “Ao todo, são 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e diversos órgãos responsáveis, como CTTU, Detran, Consórcio Grande Recife, que formam o Grupo de Trabalho (GT) para desenvolver as ações”, disse. De acordo com Marcelo Bione a Campanha do 1,5 m está entre as ações educativas que estão sendo realizadas pelo governo do Estado na Região Metropolitana do Recife. Esta é uma campanha de conscientização aos motoristas para que respeitem um limite mínimo de 1,5 m de distância dos ciclistas nas rodovias.

Atualmente, a Região Metropolitana do Recife possui ao todo 73,4 km de ciclovias e ciclofaixas. A meta do governo estadual, dentro das ações para a Copa do Mundo de 2014, é implantar (entre restauros e ampliação) 79,16 km. Totalizando 152,56 km de ciclovias e ciclofaixas na RMR. O vereador e presidente da comissão de Mobilidade da câmara do Recife, Gilberto Alves, destacou que a cidade de Bogotá, na Colômbia, possui 350 km de ciclovias segregadas, onde as pessoas circulam com segurança. Segundo o representante do Consórcio Grande Recife, Milton Blotter, a cidade do Recife ainda está distante de um sistema de trânsito ideal, mas esse processo está sendo construído, a exemplo do nível da audiência promovida pelo Parlamento, nesta segunda-feira (12/12).

Entre os participantes também estavam na câmara do Recife, o assessor especial da secretaria estadual dos Transportes, Irineu Messias; o presidente da câmara do Recife, Jurandir Liberal; o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz e o secretário municipal do Paulista, Sérgio Pinho Alves.

Propostas

Durante a audiência, o vereador Fábio Barros destacou a importância do Plano Diretor para que as melhorias no trânsito, e consequentemente do uso da bicicleta na Região Metropolitana do Recife, possam efetivamente acontecer de forma coerente.

Outra proposta do petista foi a criação da Frente Parlamentar para tratar sobre mobilidade com foco no uso da bicicleta. Para que desta forma, o Parlamento Metropolitano possa contribuir no conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas na área.