Política de educação do PDT, em Sobral, é destaque em relatório do Banco Mundial

Última atualização:

Uma característica notável dos governos do ²Partido Democrático Trabalhista (PDT) pelo Brasil é a excelência na educação. Os esforços direcionados para a área na cidade de Sobral, no Ceará, sob a gestão do prefeito Ivo Gomes, têm colhido merecidos frutos e recebido destaque pelo mundo. Dessa vez, o êxito nos índices de aprendizagem da cidade foi reverenciado em relatório do Banco Mundial.

O documento intitulado de “Fazendo a educação dar certo”, apresenta a cidade de Sobral como um caso de sucesso na implementação de políticas públicas voltadas para a educação básica. O resultado da avaliação nacional da qualidade da educação de 2017 reflete isso, o município figura na primeira colocação tanto no 5º quanto no 9º ano do Ensino Fundamental.

O pré-candidato a prefeito de Paulista/PE pelo PDT, vereador Fábio Barros, comentou os resultados positivos observados em Sobral. “Isso é o que acontece quando uma gestão dá prioridade à educação, quando trabalha em prol dela. Para conseguir índices tão positivos não aconteceu mágica, teve planejamento, incentivo e sobretudo profundas reformas na formação e na gestão”, disse.

As reformas apontadas pelo pré-candidato foram: o uso efetivo das avaliações de aprendizagem; uma sequência de aprendizado estruturada (que evoluiu para um currículo com foco); professores preparados e motivados; e administração escolar autônoma e responsável.

O incentivo aos profissionais, por exemplo, é expresso num salário superior ao piso nacional, com a possibilidade de bônus de acordo com o desempenho das turmas e da escola como um todo. Os professores considerados de excelência são ainda homenageados em cerimônias e assumem papéis de liderança na seleção de novos professores.

O foco principal da união de todas essas iniciativas foi a melhoria na aprendizagem, sobretudo, que os estudantes da rede municipal concluíssem o ensino fundamental na idade certa e com aprendizado adequado. Além disso, outra meta estipulada no planejamento era a da alfabetização dos alunos até o fim do segundo ano.

Outras cidades do Ceará, bem como o estado no geral, já vêm sendo destaque no cenário nacional pelos ganhos de aprendizagem. O estado é o 9º colocado dos 20 municípios com a melhor colocação no ranking nacional de qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a última rodada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2017.

Sobral, no entanto, foi a pioneira nas reformas que impulsionaram melhorias na realidade da educação de vários municípios do Ceará. O Relatório do Banco Mundial afirma que uma liderança política comprometida com a educação foi decisiva para a implementação das reformas e consequentemente dos resultados obtidos.