MovPaz ambiental e social: o grande desafio do século 21

Última atualização:

‘Paz Ambiental: pensando local, agindo de forma global’. Este foi o tema apresentado pelo biólogo, ambientalista e vereador do Paulista, Fábio Barros, na noite desta sexta-feira dia 21 de outubro de 2011, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco. A apresentação está na programação do projeto Paz pela Paz, promovido pelo Movimento pela Paz e Não-Violência – MovPaz da cidade de Santa Cruz. O encontro, que acontece hoje (21/10) e amanhã (22/10), no Espaço de Eventos da Comunidade Divina Misericórdia, no bairro Nova Santa Cruz, faz parte das comemorações ao Dia Municipal da Paz, que contará também com a participação do coordenador nacional e idealizador do MovPaz, Clóvis Nunes.

Conceito de sustentabilidade e conscientização da população foram um dos aspectos abordados na apresentação do ambientalista Fábio Barros. “Não existe um ambiente equilibrado com paz ambiental sem que exista paz social. Este é o grande desafio deste século”, disse. O biólogo também destacou a importância de atividades conjuntas entre empresas e ações políticas sustentáveis para que possamos atingir a desejável ‘Paz Ambiental’. “A paz não acontece sem ação. Ela faz parte do desejo de toda comunidade em atingir o bem estar coletivo. A paz é uma construção coletiva”.

Além de ações sustentáveis, outra consideração importante que foi destacada pelo ambientalista é o esclarecimento da população sobre conceitos de sustentabilidade, como por exemplo, conviver com a natureza, utilizando os recursos necessários a sobrevivência e que não comprometam o equilíbrio do meio ambiente. “O ser humano faz parte da natureza e precisa ter consciência de que as suas ações locais podem interferir no meio ambiente de forma regional. Nós precisamos investir no meio ambiente com preocupação sócio ambiental”, disse o biólogo.

A programação do projeto Paz pela Paz em Santa Cruz do Capibaribe continua amanhã (22/10) com a participação do coordenador nacional e idealizador do MOVPaz, Clóvis Nunes, além de atividades artísticas e culturais.

Projeto Paz pela Paz – MOV Paz Santa Cruz do Capibaribe
Local: Espaço de Eventos Divina Misericórdia – Bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe/Pernambuco

Sábado, 22 de outubro

Hora: 14h
Apresentações: Grupo Maracatu Capibaribe
Palestra: Coordenador Nacional do MovPaz Clóvis Nunes