Hoje (01/12/2017), pela manhã, o plenário da Casa Torres Galvão recebeu representantes do Governo e de instituições representativas na audiência pública sobre o transporte complementar. Ministrada pelo presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros, a ocasião reuniu kombeiros e usuários do sistema que puderam debater sobre a importância da qualificação desses profissionais que atuam há mais de 50 anos transportando a população de Paulista.
A mesa foi composta por Juarez Marcolino, presidente do Sindialternativo; Marcelo Oliveira, Presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP) e representantes da prefeitura. A audiência também contou com a presença e apoio dos vereadores Edinho, Eudes Farias, Pedro Marinho, Fabiano Paz e Edmilson do Pagode.
Fábio Barros comentou a necessidade do tema ser debatido na cidade, visto que há meio século a categoria acompanha o crescimento da população, que em cinco anos só tende a expandir. “É preciso reconhecer os 50 anos de trabalho dos kombeiros e a importância do sistema para os cidadãos. Para termos acesso a todos os direitos básicos, como saúde e educação, precisamos do transporte público” disse.
Durante toda a discussão, a qualificação dos operadores foi muito comentada, assim como sua modernização e readequação através da carteira de habilitação de categoria D e o curso de condutor. “Como todos os sistemas, temos nossas deficiências, mas caminhamos junto ao sindicato buscando nos qualificar para ganhar o reconhecimento da comunidade que transportamos, fazendo questão de manter a passagem mais barata que a da tarifa de ônibus e trabalhando todos os dias, independente de greves ou feriados” garantiu Marcelo Oliveira.
Representando os usuários, Rildo Batista, na plenária, parabenizou a iniciativa da audiência, mas destacou a falta de organização por parte dos motoristas e cobradores, falando também da falta de fardamento e capacitação.
Após a abertura das inscrições do público para comentários, dúvidas e esclarecimentos, o vereador Fábio Barros, como presidente da casa legislativa, criou uma comissão mista para manter um diálogo constante com a categoria, além de discutir, junto ao poder público, as questões referentes ao transporte público municipal. A comissão será composta pelos vereadores Edinho, Eudes Farias e Fabiano Paz e representação da Cooperativa de Transporte do Paulista e do Sindialternativo, tendo disponibilidade integral na Câmara de Vereadores do Paulista.