Os dirigentes do Sindicato dos Tecelões de Paulista/PE apoiam pré-candidatura de Fábio Barros a prefeito

Última atualização:

Os dirigentes do Sindicato dos Tecelões de Paulista/PE declarou formalmente apoio ao vereador Fábio Barros na disputa pela prefeitura da cidade. A decisão foi firmada na reunião da coordenação do pré-candidato Léo dos Tecelões, na manhã desta segunda-feira (27), na sede da entidade. Na oportunidade, representantes do Sindicato apresentaram a Fábio, que hoje atua como presidente da câmara dos vereadores de Paulista/PE, uma série de propostas e reivindicações dos trabalhadores do setor.

“O documento entregue nas nossas mãos chega numa hora muito boa porque coloca a posição dos dirigentes do Sindicato, que tem uma história de participação no município, dando legitimidade e somando forças nesse trabalho. O diálogo com os sindicatos é fundamental para a construção de um projeto municipal alinhado às necessidades dos trabalhadores”, disse Fábio.

Propostas

Os segmentos profissionais ligados ao Sindicato demandam por iniciativas voltadas à geração de emprego e oportunidades para os setores. A retomada do potencial das áreas da tecelagem e da costura em Paulista/PE, por meio de fomento da gestão municipal, é um dos pontos centrais da discussão.

O pré-candidato a vereador Léo dos Tecelões, integrante do Sindicato, comparou o passado e o presente do setor na cidade. “Paulista teve o desenvolvimento baseado nas indústrias têxteis, que chegaram a empregar mais de 10 mil trabalhadores em 1989. Sem incentivo, isso foi se perdendo aos poucos e hoje temos apenas cerca de 800 pessoas trabalhando nessa área”, disse.

Além da necessidade de oportunidades de trabalho, as categorias apontaram também a importância da qualificação profissional para trabalhadores que já atuam ou aqueles que se interessem em ingressar na área. O documento pede ainda a aproximação da sociedade com o Sindicato dos Tecelões por meio da criação de um centro profissionalizante no local da sede da organização.

Fábio ainda apresentou a oportunidade de incentivo à criação de cooperativas para o setor de costura. A proposta do pré-candidato a prefeito de Paulista é oferecer incentivo e crédito para que costureiras e costureiros possam realizar as atividades econômicas organizados em modelos de associação colaborativa.

Apoio

O apoio dos dirigentes do Sindicato se estende também à pré-candidatura a vereador de Léo dos Tecelões. “É importante ter um candidato que represente a coletividade, como é o caso de Léo. Ele leva para os espaços a reivindicação da classe e dá legitimidade popular na luta e no campo político”, afirmou Fábio Barros.

O compromisso firmado estabelece um canal de diálogo formal entre os dirigentes do Sindicato  e os pré-candidatos para a construção de um projeto municipal que priorize o trabalhador.