Live – Recursos federais destinados ao enfrentamento da covid-19

Última atualização:

Na última segunda-feira, 25 de maio de 2020, recebemos em nosso canal do youtube, o deputado federal Túlio Gadêlha, e o advogado e professor de Direito Constitucional, Marcos Rogério. Conversamos sobre a necessidade de recursos para o enfrentamento à pandemia no país, e, principalmente, sobre a demora da implementação dos mesmos.

Como se já não bastassem todos os problemas, as gestões em nível estadual e municipal encontram ainda outra dificuldade ao pedir socorro ao governo federal: a falta de diálogo, alinhamento e colaboração do presidente.

A ajuda do governo federal chega em um momento em que os estados já apresentam dificuldades em suprir as necessidades dos pacientes mais graves. O sistema de saúde em muitos lugares já está ou se encaminha para o colapso, o que causa filas para o atendimento nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Muitos estados e municípios também já apresentam déficit de profissionais e podem em breve ter dificuldade para o pagamento de salários da área da saúde.

Os recursos devem ser empregados na saúde, em ações na área, mas também pode ser utilizados em outras frentes importantes no combate à Covid-19. Essa é uma dúvida que prefeitos e governadores vêm enfrentando de como aplicar esse recurso. Pode se falar em aumentar a quantidade de leitos, que é necessário também, mas se a gente não tiver um olhar preventivo, nenhum sistema de saúde, por mais leitos, por mais reforço que a gente tenha, vai suportar. Por isso é necessário falarmos em ações preventivas.