Esportes e Lazer

Esportes e Lazer

Paulista é um dos vários municípios espalhados por todo o país que carecem de políticas públicas voltadas para a promoção do esporte e para o desenvolvimento da lazer da população. Também neste tema é preciso ter uma visão integrada da vida da comunidade para que se efetive um planejamento eficiente.

O Projeto Municipal de Desenvolvimento do Paulista envolve um plano de longo prazo que considera tanto prática esportiva profissional, que precisa do apoio do poder público, quanto do lazer e exercício cotidiano, que além de serem importantas para a qualidade de vida das pessoas, interferem até na queda dos índices de violência. Tudo isso é levado em consideração no PMD! Leia e saiba mais!


Paulista/PE ativa: uma cidade de esporte e lazer

Para que possamos avaliar, sob caráter propositivo, o cenário atual dos esportes no Brasil, é preciso seja feita uma reflexão inicial sobre a sua importância social.

A prática esportiva, para além dos benefícios econômicos que pode gerar, é uma questão de ordem transversal, que deve ser fomentada visando prioritariamente o benefício do conjunto da sociedade.

O esporte deve ser pensado como pauta essencial no estabelecimento de diretrizes para a saúde pública, para o desenvolvimento humano, para a promoção do lazer e, não menos importante, como peça vital na composição da cultura de um povo.

Poucas atividades refletem tão bem o nível das condições benéficas de um país quanto a solidez das iniciativas de incentivo ao esporte.

O Brasil, mundialmente conhecido como “o país do futebol”, no último século fez uso do esporte como sendo um de seus principais cartões-postais, garimpando glórias, prestígio e construindo ídolos que se eternizaram como verdadeiros heróis nacionais.

Contudo, este período não pode ser encarado como promissor em absoluto, posto que o esporte era encarado como um subterfúgio para encobrir os nossos graves problemas sociais.

O distanciamento entre os sucessos promovidos pelo esporte e a nossa gritante desigualdade, representam um diagnóstico preciso da ausência de uma compreensão ampla sobre os reais propósitos do esporte, como agente propulsor da qualidade de vida e da inserção social.

Nas últimas décadas, a partir da Constituição Federal de 1988, o cenário do esporte em nosso país teve uma significativa melhora. Com a definição dos deveres que competem ao poder público para proteção e incentivo das práticas esportivas formais e não-formais, deu-se início a um novo momento para o esporte nacional, com a valorização das práticas de caráter recreativo, campanhas de conscientização para as atividades esportivas como garantia da saúde do corpo e da mente, dentre outras.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de mais de 100% da prática esportiva entre 2008-2018, no comparativo com os anos anteriores; a caminhada e a musculação também se destacaram nesta pesquisa, ocupando o topo da lista das atividades preferidas pelos brasileiros. O futebol, esporte mais popular do país, ocupou a terceira posição da lista. Abaixo segue mais alguns dados relevantes obtidos pelo levantamento:

Em termos de escolaridade:

  • 47,3% dos praticantes de esportes cursaram, parcial ou totalmente, o Ensino Superior;
  • 23,3% estudaram até a oitava série.

Em termos de assiduidade da prática esportiva:

  • Homens – 43,4%
  • Mulheres – 31,5%
  • 49,1% das pessoas, com idades entre 18 e 24 anos, praticam esportes com maior regularidade;
  • 44,2% dos praticantes assíduos, apresentam idade entre 25 e 34 anos.

Outro levantamento importante, realizado através do VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) em 2018, mapeia as práticas esportivas em todo o território nacional.

A pesquisa foi feita através de entrevista com milhares de pessoas em todas as capitais estaduais, ao longo de uma década, e obteve dados importantes a serem considerados, como mostramos abaixo:

Fonte: Vigitel, 2018
Fonte: Vigitel, 2018
Fonte: Vigitel, 2018
Fonte: Vigitel, 2018
Fonte: Vigitel, 2018
Fonte: Vigitel, 2018

Tais dados são essenciais para que seja possível estabelecer concretamente o desenvolvimento das práticas esportivas em nosso país e, deste modo, perceber as zonas de maior carência, passíveis de maiores esforços.

Entretanto, seria um equívoco presumir que a existência de informações, obtidas através desses e outros levantamentos feitos regularmente, configuram um quadro ideal na equivalência entre as estatísticas e as políticas públicas realizadas neste setor.

Ainda há, em larga escala, uma carência de investimentos e políticas para situar o esporte como prática fundamental de lazer e qualidade de vida no âmbito da nossa sociedade. Habitualmente deixado em segundo plano nas políticas propostas à nação, o esporte ainda é visto como um dever dispendioso às autoridades como um todo.

Há uma deturpação conceitual fisiológica no Estado brasileiro, que apegado há uma visão arcaica de desenvolvimento, não fornece às políticas sociais o devido cuidado.

É preciso subverter esta lógica. Devemos nos comprometer com este segmento reiteradamente desprezado pelo poder público. Nosso Projeto Municipal de Desenvolvimento alinha-se a esta diretriz e é através desta reflexão propositiva que apresentamos à sociedade a nossa proposta para o esporte, como ferramenta indispensável à promoção da qualidade de vida e um meio absolutamente efetivo de garantia do desenvolvimento nacional, através da valorização do nosso povo.

A prática esportiva em Paulista: é preciso fazer muito mais

Paulista é um dos vários municípios espalhados por todo o país que carecem de políticas públicas efetivas voltadas para a promoção do esporte. A ausência de uma compreensão ampla sobre o tema também coloca Paulista como uma cidade em atraso sob o ponto de vista das práticas esportivas.

Com apenas dois clubes esportivos, carentes de reestruturação, em toda a cidade, a 5ª maior cidade do estado de Pernambuco demanda maiores investimentos na área.

Ao analisarmos a real situação dos esportes em Paulista, constatamos o futebol, praticado nos conhecidos “campos de várzea”, como sendo o esporte predominante na cidade. Paralelamente, a prática de artes marciais, basquete e handebol também encontram espaço, contudo, todas estas atividades são realizadas sem nenhum – ou quase nenhum – incentivo do poder público municipal.

Outra carência é observada quando analisamos a prática de esportes recreativos e demais atividades de lazer, como caminhada, corrida, ciclismo, musculação, dentre outras. Desprovida de um planejamento urbanístico responsável, que atenda as necessidades da população, Paulista não possui alternativas viáveis para promoção destas atividades em seus espaços públicos.

O fomento ao desenvolvimento dos esportes profissionais e o incentivo à formação de atletas de alto rendimento também não se apresentam na cidade, levando os interessados no setor, atletas, professores e demais profissionais do esporte, a procurarem alternativas em outras cidades para darem sequência ao seu progresso profissional.

Como dito anteriormente, a prática dos esportes é essencial para a qualidade de vida da população. O desprezo por esta área é a representação sintomática de uma administração ineficiente, que não possui um plano de desenvolvimento para a cidade que governa e para a melhoria da vida do povo que representa.

Para que uma cidade possa ter prosperidade é fundamental que possua planejamento e infraestrutura para fornecer, também, opções de lazer para os seus cidadãos, de todas as idades. Desde o esporte comunitário às práticas esportivas para a terceira idade, agregando os esportes escolares, radicais e de alto rendimento.

Paulista precisa de uma política sólida para o crescimento do esporte. Construída de forma coletiva e transparente. Em nosso Projeto Municipal de Desenvolvimento objetivamos atingir este objetivo ao longo da próxima década. Será um longa caminhada, que se inicia com a publicação deste documento mas que, se executada com responsabilidade, nos trará grandes resultados.

Propostas do PMD

Propostas do Projeto Municipal de Desenvolvimento para Esportes e Lazer

Os cuidados da administração pública com a promoção do lazer e a prática de esportes recreativos como forma de garantir qualidade de vida para as pessoas é um dos objetivos apresentados em nossas proposições abaixo, bem como otimizar as práticas de esportes profissionais na esfera municipal para proporcionar o surgimento de novos atletas através do incentivo público.

Para tal, as políticas públicas para Esportes e Lazer precisam estar diretamente relacionadas com o debate sobre saúde pública, políticas sociais, educação, desenvolvimento urbano, dentre outros. Logo, é preciso que haja uma cooperação intersetorial na execução destas medidas.

Por fim, amparando-se no conteúdo apresentado e em linha com as diretrizes que o norteiam para que possa obter êxito ao longo de um prazo de dez anos, o PMD apresenta as seguintes propostas para Esportes e Lazer:

  1. Criar a Política Municipal de Esportes e Lazer Comunitário
  2. Revitalização e integração dos clubes esportivos dos bairros do Nobre e Paratibe e criação de um Centro Esportivo na região das praias
  3. Criar o programa de formação de atletas de alto rendimento
  4. Criar o programa de incentivo aos profissionais da Educação Física
  5. Fortalecer o programa municipal de esportes de alto rendimento nos centros esportivos locais
  6. Criar as Academias Públicas Comunitárias
  7. Criar a Praça de Esportes Radicais
  8. Reformar efetivamente o Estádio Municipal Ademir Cunha
  9. Implementar o programa Ruas de Lazer em pontos estratégicos da cidade
  10. Resgatar as ligas de esportes e quadras poliesportivas
  11. Instituir a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte
  12. Instituir a Lei Municipal de Incentivo aos Jogos Escolares do Paulista
  13. Criar o Núcleo Esportivo de Alto Rendimento (NAR)
  14. Subsidiar a criação de pólos de formação esportiva
  15. Assegurar a transparência nos recursos destinados ao financiamento do programa Bolsa Atleta
  16. Garantir a igualdade de gênero nas premiações esportivas
  17. Criar o Calendário Esportivo da cidade do Paulista
  18. Fortalecer todas as modalidades paralímpicas
  19. Fortalecer a participação do município nos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE)

Agradecimento aos Colaboradores