Centro de Paulista/PE

Transporte Público

Sabia que desde 2018 Fábio atua com a campanha “Por uma Tarifa Justa” que, junto com a comunidade, cobra a redução das passagens de ônibus das linhas que circulam por Paulista? Além disso, em nossos planos temos projetos que defendem a criação de um sistema de transporte público municipal que seja capaz de atender as necessidades de deslocamento da população. Quer saber mais? Então é só continuar lendo aqui embaixo!


Transporte público: uma urgência e um compromisso

O “direito de ir e vir”, por mais simples que possa nos parecer, é uma garantia constitucional. Entretanto, infelizmente este direito básico vem sendo negado para boa parte da população brasileira ao longo das últimas décadas. As razões são várias e, em grande parte, decorre da falta de planejamento e de visão estratégica sobre mobilidade urbana por parte de nossos gestores públicos. Dentre a infinidade de aspectos a serem considerados quando falamos da capacidade de locomoção das pessoas dentro de nossa cidade, um ponto em especial merece ser destacado: o transporte público.

Meio de transporte largamente utilizado pela sociedade em seu cotidiano, o transporte público é um elemento indispensável. Em um país marcado pela desigualdade social, milhões de brasileiros dependem do transporte público para se deslocar ao trabalho, à escola, aos centros comerciais, dentre outros. A garantia deste serviço é um dever incontestável mas, em termos práticos, a realidade é muito distinta do ideal.

As motivações de ordem financeira e a falta de interesse em promover ações para melhorar a qualidade de vida da população, são os fatores responsáveis pela precariedade do transporte público em diversas cidades brasileiras. Em Paulista, município com mais de 330 mil habitantes, o desafio é ainda maior. Sem um sistema de transporte público municipal, os moradores da cidade dependem de um sistema de transporte que atende toda a região metropolitana do Recife, causando uma infinidade de transtornos.

Paulista, por não possuir um sistema de transporte público municipal, é uma cidade com graves problemas de deslocamento interno. A ausência de linhas de ônibus que transitem entre os bairros, levam os moradores – especialmente os de menor renda – a percorrerem vários quilômetros a pé, para que possam atingir o seu destino; na maioria das vezes, o transporte complementar (Kombis) é a alternativa existente para esse tipo de deslocamento. Contudo, apesar de atuar na cidade há meio século, tal modalidade encontra-se extremamente precarizada, oferecendo um risco diário para os passageiros e para os profissionais do setor.

Outro grande problema, é referente ao valor cobrado aos passageiros no transporte público que atende ao município de Paulista. Em decorrência de sua amplitude metropolitana, a tarifa muitas vezes é abusiva, incompatível com as condições financeiras de boa parte dos cidadãos que dependem deste serviço.

Fábio Barros é um forte aliado na luta por um transporte público de qualidade. Em 2018, através da campanha “Por uma Tarifa Justa”, Fábio agiu junto à comunidade para cobrar a redução da tarifa de ônibus para os moradores de Paulista. Após recolher mais de 6 mil assinaturas e submeter a exigência às autoridades estaduais, Fábio consolidou-se nesta luta e, desde então, sempre é tema presente em suas falas e ações.

Fábio defende a criação de um sistema de transporte público municipal que seja capaz de atender as necessidades de deslocamento da população, de forma justa e moderna. Com o anseio de posicionar Paulista como uma Smart City em prol do povo, Fábio possui, em seu Projeto Municipal de Desenvolvimento, grandes ideias para o transporte público e para a mobilidade urbana como um todo. Assegurar um transporte público de qualidade em Paulista é uma urgência e um compromisso. É garantia de qualidade de vida para nossa gente.