Fábio Barros defende poços artesianos para abastecimento de água em Paulista.

Foto do Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento José Almir Cirilo e Fabio Barros
Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento José Almir Cirilo e Fabio Barros

Fabio Barros, visitou nessa quinta-feira (02/03/2023), o Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento José Almir Cirilo para conhecer as propostas do novo governo para solução de um dos grandes problemas do Paulista que é o abastecimento de água.

O ex-deputado federal, sempre atuante pelo município do Paulista, foi conhecer como a nova gestão do estado de Pernambuco pretende lidar com a falta d’água que atinge a população da cidade, que há tempos vive a precariedade do abastecimento, sujeitando-se a longos períodos de rodízios de distribuição.

Como já exposto anteriormente por Fábio Barros no Plano Municipal de Desenvolvimento, o problema não é propriamente a falta de recursos hídricos disponíveis, mas sim a gestão destes recursos. O atual secretário explicou que a região onde está assentada a cidade ainda dispõe de um bom potencial de água subterrânea, e que por meio da perfuração de mais poços é possível aumentar significativamente a oferta de água sem o prejuízo ao aquífero.

Essa alternativa é bastante relevante, pois não é em todas as porções da Mata Norte que a água subterrânea está a disposição para mais exploração, a exemplo da parte de Itapissuma, ao longo da BR-101, onde já se encontram instaladas grandes plantas industriais para produção de cerveja, as quais demandam grandes quantidades de água desta fonte.

Além disso, foi identificado que vários poços existentes precisam ser reativados, pois se encontram totalmente paralisados. Infelizmente, afora os problemas de ordem administrativa estão também os constantes furtos de equipamentos como bombas e materiais elétricos, levando a interrupção do funcionamento dos poços.

Outra proposta discutida pelo Secretário e Fábio é ampliação da capacidade de barragens do sistema Botafogo, além de outros barramentos possíveis na Mata Norte, como do Rio Tracunhaém, que trarão mais segurança ao sistema, promovendo um abastecimento sem constantes interrupções e a necessidade de rodízios.

A Diretora Regional Metropolitana da Compesa Nyadja Menezes Rodrigues Ramos, que também se encontrava na reunião, adiantou que está sendo preparado, para análise da governadora Raquel Lyra, um abrangente plano de gerenciamento de recursos hídricos para todo o Estado de Pernambuco e que neste estudo Paulista foi contemplada com destaque quanto a solução do abastecimento de água do município, inclusive os meios disponíveis para execução e oportunidades de investimento.

Fábio Barros, por fim reforçou a prioridade de investimentos na requalificação da rede, que é antiga e bastante precária. Lembrando que Paulista é a quinta cidade mais populosa do estado e encontra-se em forte expansão, destacando os diversos projetos habitacionais de grande porte em andamento, o que deverá ampliar ainda mais a demanda de abastecimento de água já existente.