Como os pedagogos podem contribuir para a educação em tempos de coronavírus?

Última atualização:

Com as escolas e instituições de ensino fechadas para atender as recomendações de isolamento e distanciamento sociais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, como as crianças e adolescentes podem continuar aprendendo? É para procurar soluções a problemas como esse que o trabalho do pedagogo existe.

Responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem de meninos e meninas desde os primeiros anos de ensino, o trabalho dos pedagogos é determinante no futuro de uma nação. A função é homenageada, no Brasil, nesta quarta-feira (20), no Dia Nacional do Pedagogo e lembra seu importante papel na construção de cidadãos e profissionais por meio da educação institucional.

Os pedagogos e pedagogas são especialistas na área da educação, podendo atuar de diferentes formas em ambientes de ensino público e privados, como em setores de orientação, gestão e suporte de alunos ou professores. É por meio do olhar clínico do profissional que são planejadas e desenvolvidas alternativas e novos métodos de ensino, sempre prezando pela inclusão, respeito e diversidade.

A suspensão das aulas nos espaços das escolas, por tempo indeterminado, tornou a educação uma das áreas também afetadas pela Covid-19, o que tem pedido mudanças de processos e atualizações de práticas educacionais agora inviáveis no cotidiano distante da sala de aula física. Não demorou muito para que o uso das tecnologias digitais fosse eleito como a solução à questão. No entanto, a adoção de práticas virtuais envolve uma série de dificuldades que precisam ser levadas em consideração diante de um país complexo e desigual como o Brasil.

O ambiente escolar não é responsável apenas pela educação formal dos estudantes, mas é também um meio essencial de socialização para pessoas em desenvolvimento, como as crianças, o que torna a experiência insubstituível. Além disso, com milhares de pessoas em extrema pobreza e vulnerabilidade social no Brasil, a escola pode ser o único lugar onde uma criança terá acesso à alimentação, água potável e outras necessidades básicas.

Diante desse cenário, o trabalho do pedagogo, em relacionar o aprendizado às questões sociais e à realidade em que os estudantes se encontram é fundamental para se pensar em meios de possibilitar que o ensino chegue da mesma forma para todas as pessoas É precisamente a universalidade que já se observa não ser possível alcançar nas tecnologias digitais, já que, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet, no Brasil 58% das casas brasileiras não dispõe de computador e ainda 33% não tem acesso à internet.

“Milhares de crianças tiveram a aprendizagem interrompida na educação básica. As medidas de combate ao Covid-19 devem envolver soluções palpáveis e viáveis para atender também esse problema. Os profissionais da pedagogia são essenciais para tratar dessa questão a partir do olhar humano que têm da educação, da importância do ensino