Outubro Rosa: câncer de mama é uma questão de saúde pública

Outubro Rosa

Todo mês de outubro, há trinta anos, o mundo inteiro se detém para falar sobre um assunto de extrema importância, uma questão de saúde pública que afeta milhões de mulheres todos os anos: o câncer de mama.

Originado nos Estados Unidos no início dos anos 90, o Outubro Rosa é uma campanha de prevenção e conscientização sobre os riscos do câncer de mama, especialmente em mulheres.

Embora homens também possam sofrer da doença, de 100 pessoas que são afetadas pela doença, apenas uma é do gênero masculino. Assim, o Outubro Rosa intensifica seus objetivos nos cuidados com a saúde da mulher, através de campanhas publicitárias, eventos públicos, dentre outros, destacando a importância dos cuidados com o corpo e da realização do exame de mamografia como forma de prevenir a doença.

O câncer de mama, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), está entre os três tipos com maior número de incidências, figurando entre os 5 mais letais em todo o mundo. No Brasil, este tipo de câncer é o segundo que mais afeta mulheres, representando 25% do total sofrido pelo sexo feminino.

Desde 2002, o Brasil aderiu ao Outubro Rosa, realizando ao longo das últimas décadas uma série de campanhas preventivas e de conscientização em todo o país. Contudo, o movimento só foi oficializado através de Lei Federal no ano de 2018.

Em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde aderiram ao movimento com a campanha “Cuidado com as mamas, carinho com o seu corpo”.

Com a exposição de flyers, cartazes, banners e materiais para as mídias sociais, os órgãos têm destacado a importância da saúde pública na prevenção e na realização da mamografia de rastreamento, especialmente para mulheres acima dos 50 anos, que devem realizar o exame periodicamente a cada dois anos.

No município de Paulista/PE, cidade localizada no litoral norte pernambucano, a chapa composta pelos partidos PDT e PSOL para disputar as eleições municipais deste ano, também aderiu ao Outubro Rosa.

Em vídeo divulgado através das redes sociais, a candidata a coprefeita da coligação, Cleide Andrade (PSOL) destacou a importância da campanha. “Como mulher, quero alertar sobre essa doença que muitas vezes chega sem avisar”, afirma, destacando a importância dos cuidados com a saúde da mulher e da garantia ao acesso do exame de mamografia.

Outubro Rosa: Cleide Andrdade

Cleide Andrade compõe sua candidatura ao lado de Fábio Barros (PDT), candidato a prefeito de Paulista/PE. Para sua campanha, Fábio elaborou um Projeto Municipal de Desenvolvimento, no qual contempla dentro de seus eixos principais um capítulo específico para a Saúde Pública e inclui em suas proposições, a implementação de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.

O Outubro Rosa segue até o final do mês, com atividades sendo realizadas em diversos países. A campanha é de fundamental importância para a redução das incidências do câncer de mama em todo o mundo. Em tempos de pandemia, nunca foi tão importante sermos conscientes com o nosso corpo e solidários com a saúde do próximo.

Junte-se a este movimento. Ajude o Outubro Rosa a salvar vidas!