Live – O novo papel do município na nova ordem pública, em Paulista/PE

Última atualização:

A segurança pública é uma preocupação constante da população brasileira e um dos principais problemas do país. A pesquisa Ipsos, publicada no início do segundo semestre de 2019, mostrou que 47% dos brasileiros apontaram a violência como o principal problema do Brasil, ganhando da saúde e do desemprego.

Mesmo essa sendo uma questão constantemente debatida em certos ambientes, ainda existem dúvidas e muito senso comum a respeito do sistema brasileiro de segurança, as instituições policiais e os principais problemas que os envolvem.

E, para debater esse assunto e fazer com que a população entenda melhor sobre o mesmo, recebemos o professor e coronel da Polícia Militar do Espírito Santo Júlio Cezar Costa, para discutirmos e entendermos a origem e os problemas da segurança pública no Brasil.

O sistema de segurança pública em funcionamento no Brasil estabelece prioritariamente aos estados da federação a responsabilidade de proporcionar segurança aos cidadãos. Na particularidade dos municípios, as dificuldades na área se enumeram sem soluções capazes de ouvir e entender a realidade singular de cada território.

Em Paulista/PE não é diferente, a população sofre com as políticas direcionadas “de cima para baixo” pelos níveis superiores do executivo. A última ação realizada à nível federal na cidade reflete as falhas desse modelo. O programa “Em Frente Brasil”, do Ministério da Justiça, encaminhou, desde agosto de 2019, a Força Nacional para atuar na cidade.

Sem mudanças efetivas, a presença policial desse tipo tem submetido grupos a tratamento truculento e abordagens abusivas. Tratamos desse e de outros problemas de gestão e planejamento de políticas públicas da área de segurança em Paulista/PE em nossa live no Youtube.

Junto ao especialista em segurança pública e coronel da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo, Júlio César, acreditamos em um novo modelo, sob o conceito de Ordem Pública, a ser aplicado pela gestão municipal. Nos baseamos nos programas implementados pelo professor em outras cidades do Brasil, inclusive da Região Metropolitana do Recife (RMR).⠀