Nos próximos dias a sustentabilidade estará ainda mais em evidência. Entre 13 e 22 de junho de 2012 acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O vereador Fábio Barros, representando a cidade do Paulista, participa deste grande encontro que marca os vinte anos de realização da Rio-92 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Durante a Rio+20, uma série de atividades distribuídas em diferentes locais da cidade do Rio de Janeiro fazem parte da programação da conferência. Entre elas, a Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20, reunirá organizações da sociedade civil, movimentos sociais, populares do Brasil e de várias partes do mundo. Este evento, autônomo e plural, acontece paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, entre 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo.
“Denunciar as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo”
são os objetivos da Cúpula dos Povos da Rio+20, que será dividida em três eixos:
● Denunciar causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital;
● Apresentar soluções e novos paradigmas dos povos
● Estimular organizações e movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós-Rio+20