Fábio Barros participa da Grande Caminha pela Paz em Recife

Última atualização:

No último domingo dia 27 de novembro de 2011, o vereador do Paulista Fábio Barros participou da 12a Grande Caminhada Pela Paz, que reuniu milhares de pessoas na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com o tema ‘Desarmamento’, a caminhada faz parte das atividades do projeto Paz Pela Paz, da organização não governamental MOVPAZ – Movimento Internacional Pela Paz e Não – Violência.

Implantar por meio do projeto Paz Pela Paz, uma cultura de paz em nossa sociedade. Este é o principal objetivo do MOVPAZ, que atualmente conta com representantes em 27 cidades do Brasil. Em Recife, a caminhada tem o apoio da prefeitura municipal, conselho e secretaria municipal de Direitos Humanos, além do governo estadual e ministério público de Pernambuco. Artistas regionais e nacionais, a exemplo de Nando Cordel, Santanna, Silvério Pessoa, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim também apoiam e fazem parte desse projeto. Segundo Clóvis Nunes, idealizador e coordenador do evento, a cultura de paz nada segrega e a tudo irmana. “A caminhada é plural, multirreligiosa, suprapartidária e completamente includente”, disse. A data da caminhada, 27 de novembro, foi escolhida em comemoração ao Dia Municipal da Paz de Recife.

Dia Municipal da Paz em Paulista

O município do Paulista também conta com dia municipal da paz. A lei, criada pelo então vereador Mário Jorge Carvalho, institui o segundo domingo do mês de setembro como Dia Municipal da Paz. O vereador Fábio Barros solicita emenda para que o dia seja substituído para 06 de março. A nova data, sugerida pelo prefeito Yves Ribeiro, é marcada pela morte do padre João Ribeiro, que viveu na cidade do Paulista e foi um dos líderes da Revolta Pernambucana de 1817. Para o legislador Fábio Barros a paz precisa da ação em conjunta para acontecer. “Ela faz parte do desejo de toda comunidade em atingir o bem estar coletivo”, disse.

Casa da Paz em Paulista

Nesta segunda-feira (28/11/2011), a Casa da Paz será inaugurada no Forte de Pau Amarelo, no litoral da cidade do Paulista. No local, será instalado o primeiro posto permanente de entrega voluntária de armas da Região Metropolitana do Recife. Esta ação é realizada com apoio do ministério da Justiça, Polícia Federal, ministério Público, governo do Estado de Pernambuco e prefeitura do Paulista.

A inauguração contará com a participação do vereador do Paulista Fábio Barros; do coordenador do MOVPAZ – Movimento Internacional Pela Paz e Não – Violência e também assessor do ministério da Justiça, Clóvis Nunes; além dos representantes do governo estadual e prefeitura municipal