Audiência pública em Recife sobre o “lixo” hospitalar!

Última atualização:

O vereador Josenildo Sinézio, do Recife, realizou, ontem, no Plenarinho da Câmara de vereadores do Recife, Audiência Pública, intitulada Resíduos Sólidos Hospitalares do Recife e seu Impacto Ambiental”.

Foram convidados o químico André Luiz Lopes Sinoti, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, Ana Suassuna, Secretária Executiva da Secretaria das Cidades de Pernambuco,Roberto Costa Coelho, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Anpevisa, Fernando Paulo Freitas, da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CPRH e O Dr.

Mardônio Quintas, representando o Sindicato dos hospitais.
Josenildo falou da preocupação em saber qual o destino final do lixo hospitalar e que o objetivo da audiência era garantir à sociedade o direito de opinar e buscar esclarecimentos junto às autoridades competentes. Falou que no Brasil não existe política adequada no controle dos poluentes e que o Recife recebe todo o lixo Hospitalar do Estado de Pernambuco.

O representante da Anvisa, que trabalha no gerenciamento de resíduos de saúde, André Luiz Lopes Sinoti, falou que os aterros sanitários são de responsabilidade do governo, assim como, tratar o lixo de forma adequada. Defendeu maior tempo de vida dos aterros sanitários e que o consórcio aumenta a responsabilidade dos municípios envolvidos, o que resolve muitos dos problemas do lixo urbano.

Acredito numa solução metropolitana, pois o destino do “lixo” é hoje um conflito constante em nossa região.