Rio Timbó - Paulista/PE

Sustentabilidade

Que Fábio é biólogo e ambientalista nós já sabemos, mas, e sobre seus feitos nessa categoria, tu tem curiosidade? Aqui na página você vai encontrar toda sua trajetória em lutas ambientalistas, conhecer leis e projetos idealizados por ele e ainda se manter informado sobre a sustentabilidade da cidade do Paulista. Ficou interessado? Então é só ler aqui embaixo!


Sustentabilidade: a garantia do nosso futuro

Biólogo e Ambientalista por formação, Fábio Barros possui em sua trajetória política uma expressiva preocupação com as questões ambientais. Ciente de que é apenas através da convivência harmônica entre as pessoas e o meio ambiente que qualquer desenvolvimento se faz possível, Fábio tem sido um incansável defensor da natureza.

Em Paulista, foi o responsável pela elaboração da Secretaria do Meio Ambiente, pasta da administração pública até então inexistente na cidade. Ocupando a cadeira de primeiro secretário ambiental do município, Fábio se dedicou intensamente ao árduo trabalho de promover ferramentas institucionais de proteção do meio ambiente.

Consolidou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, legislou sobre as infrações e o licenciamento ambiental, criou Sistema Municipal de Unidades de Conservação, instituiu a Política Municipal de Mudanças Climáticas e o Plano Municipal de Arborização Urbana, dentre outras. Tais ações foram decisivas para a cidade, sob o ponto de vista ambiental.

Com mais de 300 mil habitantes vivendo em uma região ocupada em grande parte por áreas verdes, a atuação de Fábio ao instituir tais instrumentos legais configura-se como medida preventiva essencial. Com uma legislação ambiental sólida, a cidade de Paulista se antecipa aos desafios do futuro e aumenta a possibilidade de crescer com mais equilíbrio e qualidade de vida.

Contudo, por mais importantes que sejam as medidas legais de proteção ao meio ambiente, se tornam insuficientes quando não há iniciativa do poder público em cumpri-las devidamente. Em Paulista, isto é uma realidade. Embora avanços tenham sido obtidos após a criação da secretaria do Meio Ambiente, ainda há muito há ser feito.

Hoje, a pasta está vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e Habitação, o que reduz o seu potencial de promoção da sustentabilidade. Paralelamente, a ausência de planejamento estratégico direcionado às políticas ambientais por parte das últimas gestões tem colocado em risco tudo o que já foi construído.

A sustentabilidade é um objetivo a ser plenamente alcançado. Em todo o mundo se transmitem alertas em relação a necessidade de protegermos o nosso meio ambiente, como forma de garantir a sobrevivência da humanidade. Paulista é uma cidade extremamente rica em seus recursos naturais e a proteção de tamanha riqueza é um desafio a ser enfrentado. Em seu Projeto Municipal de Desenvolvimento, Fábio Barros destina uma parte especial para tratar do Meio Ambiente e a necessidade de Paulista lutar por um desenvolvimento sustentável.

Seu histórico comprova a capacidade que possui para tornar isso possível mas é preciso da participação de todos. Nosso Meio Ambiente pede socorro e atendê-lo é um compromisso nosso. É o nosso futuro que está em jogo e temos tudo para vencer esta batalha.