Creches

Você sabia que são nas creches que a criança consegue desenvolver a maioria de suas habilidades e assimilar conhecimentos? É na primeira infância que tem a famigerada “Janela de oportunidades”. Mas, infelizmente aqui em paulista o número de creches é bem pequeno pra atender a demanda da cidade. É por isso que temos muitos projetos para essa categoria, afinal de contas, elas são nosso futuro. Quer conhecer nossos projetos? Só ler aqui embaixo!


Creches: um compromisso com a primeira infância

A educação na primeira infância é um dos grandes desafios desta geração. Após séculos de um modelo de ensino que não priorizava as crianças em sua primeira fase de vida (de 0 a 6 anos), hoje é sabido por todos que esta é uma das principais etapas no processo de aprendizagem. Por terem uma extraordinária facilidade para adquirir habilidades e assimilar conhecimentos em seus anos iniciais, as crianças na primeira infância passam por um processo de acelerada evolução, uma verdadeira “janela de oportunidades” para adquirir competências que serão decisivas ao longo de suas vidas.

A plena garantia de uma educação de qualidade para as crianças é uma necessidade que exige grandes esforços para todos os profissionais envolvidos com a promoção do ensino. Considerado inadequado diante deste novo entendimento, o modelo educacional tradicional vem passando por sucessivas transformações, de modo a atender as necessidades demandadas pela primeira infância. Contudo, no Brasil, há uma enorme disparidade social na promoção deste serviço.

Incapazes de realizar esta transformação na educação por conta da falta de recursos e ineficácia do poder público, as redes de ensino municipal tem encontrado grandes obstáculos. Assim, a larga maioria das crianças brasileiras vivendo na primeira infância, dependentes do sistema público de ensino, não têm acesso a uma educação adequada; ao passo que uma minoria pertencente às camadas mais altas da sociedade, vinculadas ao ensino particular, já vêm sendo educadas sob esta nova ótica. O resultado é o agravamento da desigualdade social, com a certeza de um futuro promissor para poucos e o estabelecimento de um futuro incerto para muitos.

As creches, espaços de aprendizagem destinados às crianças nos primeiros anos de vida e vinculados às redes municipais de ensino, representam o centro das atenções quando o assunto é educação na primeira infância. Para que se possa assegurar um ensino de qualidade neste período de forma universal, sem qualquer tipo de discriminação, é preciso promover uma completa ampliação e reestruturação das creches, de forma responsável e em caráter prioritário.

Tal ação tem diversos efeitos benéficos, por propiciar – além de um ensino adequado – o tempo necessário para que as mães chefes de família possam exercer suas atividades profissionais e garantir o sustento da família. Não podemos falar sobre educação na primeira infância sem observar este dado da realidade. No Brasil, cerca de 40% dos lares são chefiados por mulheres, sem a presença paterna. Nestes casos, a sobrevivência das famílias depende unicamente do trabalho das mães e, desse modo, a garantia das creches é um elemento de extrema importância.

Em Paulista, o número de creches é absolutamente inferior ao quantitativo de crianças que dependem deste espaço para aprender. São apenas 5 creches para um total de 25000 crianças em idade de acesso ao serviço. Para agravar ainda mais a situação, as unidades se encontram em condições da mais absoluta precariedade, até mesmo para os moldes tradicionais de educação. Logo, é imperativo que seja feito um imediato esforço para a ampliação e melhoria destes espaços, tendo em vista a urgência em adequá-los para os novos modelos de educação na primeira infância.

Nossas creches precisam ser modernizadas, reestruturadas e proporcionar educação, lazer e formação do raciocínio crítico. O futuro de nossas crianças depende do nosso compromisso em proporcionar as ferramentas necessárias para o seu aprendizado. O cuidado com a primeira infância é uma responsabilidade plena e inadiável.