Vereador Fábio Barros alerta Defesa Civil sobre ressaca

Última atualização:

Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, o vereador do Paulista, Fábio Barros, encaminhou ofício à Defesa Civil do Paulista, alertando sobre a previsão de maré meteorológica (diferença entre a maré observada e aquela prevista pela tábua de mares) para os próximos dois dias, 27 e 28 de setembro de 2011.

Segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, “o mar ficará ainda mais agitado entre o litoral da Bahia e Rio Grande do Norte, onde poderão ser observadas ondas com alturas acima de 2 metros, havendo risco de ressaca na região”. A previsão indica que as ondas podem chegar a atingir uma altura de até 3,20 m na costa, nos dias 27 e 28 de setembro, devido ao fenômeno Storm, que são ondas de tempestades (elevações da onda associadas às marés meteorológicas). “Nos locais onde existe situação de emergência decretada ou chamados pontos críticos, a Defesa Civil do município deve orientar ou, se necessário, remover as pessoas do local para evitar risco de acidentes ou mesmo perda de vidas”, informou Fábio Barros em documento enviado à Defesa Civil do Paulista.

No dia 31 de agosto, foi registrada a maré mais alta do ano. As ondas, que chegaram a atingir 2,70 m de altura, provocaram um grande estrago no litoral da Região Metropolitana do Recife. Na praia de Pau Amarelo, município de Paulista, muitas casas e estabelecimentos comerciais ficaram completamente destruídos. Uma faixa costeira, de aproximadamente, 1,5 km do litoral norte da Região Metropolitana do Recife ficou danificada pela força da maré