Grito dos Excluídos: cinco mil pessoas no Centro do Recife.

Última atualização:

Ontem dia 07 de setembro de 2009, estive presente no 15º desfile do Grito dos Excluídos, no Recife. A tranqüilidade marcou o encontro. Vários movimentos sociais participaram da marcha que saiu, pontualmente, às 10h da Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Soledade, no Centro, e seguiu em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista em direção à Avenida Guararapes. A manifestação contou com a presença do novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Dom Fernando Saburido destacou que o pastor deve sempre estar perto das ovelhas, por isso estava ali, ao lado do povo. “O tema do Grito ‘Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular” é uma verdade absoluta. Só podemos deslumbrar dias melhores se nos unirmos como irmãos”, afirmou.

Dom Fernando também lembrou o saudoso dom Helder Câmara. “Dom Helder dizia que não podemos desanimar, devemos manter a esperança. As transformações se consolidam pela força do povo.”
A participação popular foi de aproximadamente, cinco mil pessoas, porém não podemos deixar de valorizar a resistência daqueles que não deixam esquecer que muitos ainda no Brasil estão excluídos, principalmente os que não possuem os direitos básicos